quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Depressão


Eu odeio isso. Para dizer a verdade, não odeio. Quando estou assim não tenho forças nem para odiar. O ódio consome a gente. E no momento não há nada a consumir. Estou apenas uma casca vazia. Sem emoções, vontades ou prazeres. Apenas um vácuo que suga toda a força dos meus músculos e me deixa em um estado de letargia suprema.
Suprema, mas não eterna. Como tudo na vida, na minha vida pelo menos, isso é cíclico. Vem e vai ao sabor das marés. Inconstante como os ventos. Mas nunca passa de vez. Nem dura muito tempo. Eu não posso controlar. Ninguém pode. Mas eu posso conviver com isso. Ou não.
Quando estou assim, só há uma urgência: preencher-me. De comida, livros, comunicação... Tudo o que possa, mesmo que por um instante, aplacar a fúria do vórtice que existe em meu peito. Mas nada adianta. Eu comeria a geladeira inteira e segundos depois estaria no mesmo estado. Leria a Biblioteca Nacional e não mudaria nada. Surfaria na internet por um mês e assim que me desconectasse o buraco ainda estaria lá.
A única coisa que funciona é nunca parar. Até os planetas se alinharem e eu estar bem de novo. Mas quando eu paro, o mundo cai na minha cabeça. Todas as más escolhas que eu fiz, só para continuar caminhando. Mas eu sei que se eu tivesse parado antes, talvez eu tivesse caído, mais uma vez. E quem sabe se eu teria me levantado?

4 comentários:

  1. É impressionante, em acda linha em cada palavra eu me reconheci, eu odeio ficar assim, é um instante que eu penso se vale a pena viver, pq eu não sei falta algo, mas nada preenche, então falta oq?

    ResponderExcluir
  2. Mas o que seria de nós, tão humanos e defeituosos, se não fosse esse vazio que nos deprime ? Ah, não saberia dizer...
    Gostei da sua escrita, estou te seguindo aí!
    valeu!
    www.contracairo.blogspot.com
    www.furdunconosemaforo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito. Você arrasou escrevendo sobre esse tema, não me identifiquei, mas vou comentar, pois esse é um assunto delicado e que precisa ser comentado.
    Eu acho que tudo depende do modo como vemos as coisas, os fatos e as pessoas. O preenchimento desse vazio é muitas vezes algo que deixamos de fazer por medo de estarmos contrariando alguém ou fazendo o que deduzimos ser mais um motivo de tristeza e confusão nos nossos pensamentos mais tarde. "Mas como você pode saber o que teria acontecido se sua atitude tivesse sido diferente em determinada situação?" Você nunca irá saber.
    Não fazer nada para mudar o que há de errado no nosso modo de ver a vida acaba tornando-se o motivo real para o começo de uma grande decepção, frustração, tristeza e enfim a depressão.
    "Uma tristeza hoje, não quer dizer que necessariamente tenha sido por algum motivo recente, pode ser que sim, mas pode ter sido algum fato ocorrido a muitos anos atrás. Portanto lhe faço uma pergunta: UMA VIDA COMPLETAMENTE FELIZ É VIDA? Pode ser que haja vários e vários momentos de plena felicidade, mas o que faz com que a vida esteja em pleno equilíbrio é algo que só depende de nós mesmos, das nossas atitudes, escolhas, desejos e busca do que é sonhado e isso tudo com a cabeça na realidade, sem nunca deixar de sonhar, claro, pois sem os sonhos somos como estrelas sem brilho, ou seja nem isso.
    Sonhar e realizar, também só depende de nós, o que não vale é sonhar e ficar de braços cruzados, pois isso também contribui para uma vida frustrada e sem sentido.
    Sei que muitas vezes só temos uma chance de voltar atrás ou nenhuma, mas se de repente ela surgir não a deixe escapar e faça o que tem que ser feito para obter o resultado esperado, ou mesmo obter outra chance de escolha e um desfecho diferente e quem sabe mais satisfatório. VOCÊ DECIDE.

    ResponderExcluir
  4. Deve haver um pé disposto ao chute enquanto as pedras no caminho ainda forem leves. Depois que elas se acumulam não há pé que seja capaz de derrubá-las.
    Você tem grande capacidade!

    ResponderExcluir