sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Dor

Tudo começou com um pequeno incômodo intermitente no lado direito da cabeça. Um pequeno ponto de pressão. Algo natural e que só havia a espera para resolver. Ele continuou a trabalhar normalmente. Era mais um dia comum e chato na empresa em que a única coisa que realmente importava era a hora do almoço, a qual, para variar, não chegava.
O trabalho transcorria lentamente. Os dados não apresentavam nenhuma incongruência e ele ia organizando as tabelas da apresentação de amanhã. Quem iria apresentar os gráficos era o chefe, mas quem teria que montá-los era ele, que apenas sonhava com uma promoção que nunca chegaria.
O incômodo aumentava lentamente. Agora era contínuo e o ponto de pressão não era mais um ponto, e sim uma pequena área, localizada na parte posterior direita da cabeça, e que pulsava ao ritmo dos batimentos cardíacos. Ele começou a pensar em tomar alguma coisa, antes que o trabalho saísse prejudicado, mas teria que esperar até o intervalo já que não tinha nenhum remédio com ele.
Na hora do almoço, ele correu para a farmácia para comprar o seu remédio. Não era a primeira vez que tinha esse problema, então já sabia exatamente o que funcionava. Após a compra, foi comer tranqüilo. Dirigiu-se a um restaurante japonês que tinha ao lado do trabalho e pediu o de sempre, o combinado número dois, e um suco de laranja para tomar com o remédio.
O medicamento não ajudou em nada. A área de pressão, agora, atingia todo o lado direito da cabeça e cada pulsação era uma pontada de dor. Ela também afetava a parte de trás dos olhos, que os fazia arder e lacrimejar. A dor nunca tinha chegado nesse ponto depois de tomado o remédio e justo hoje ele não podia sair mais cedo. Tinha que fazer o trabalho, pois a apresentação seria amanhã.
Mesmo com a dor crescendo, lutou bravamente com os números. Apesar de o trabalho continuar fluindo, o humor dele foi todo tragado pela enxaqueca. Qualquer pessoa que ia falar com ele recebia como resposta um grunhido e uma ordem de não incomodar. Depois de algum tempo as pessoas pararam de atrapalhar e ele conseguiu acabar a apresentação.
A dor alcançou o ponto crítico. Todo o lado direito doía e pulsava como se tivesse uma marreta batendo repetidamente nele. Os olhos pareciam duas brasas com um prego perfurando-os por trás. A dor era tão grande que ele começou a ficar enjoado. Não havia a mínima condição de ele dirigir. Pediu à esposa que o buscasse.
Durante a viagem de carro, não falou uma palavra e cada vez que a esposa tentava falar, grunhia como um porco. Os barulhos do trânsito entravam pela cabeça dele e faziam lagrimas saírem por seus olhos. Ele ficou encolhido no banco do carro, querendo apenas que a dor parasse.
A luz agora passara a incomodar. O barulho passara a ser uma tortura. Ele sentia que ia vomitar a qualquer momento e a cabeça dele não mais existia, era apenas uma grande bola de dor e sofrimento. O tráfego estava ruim e ele pensava se não seria melhor morrer logo de uma vez ao invés de sentir aquela dor.
Quando chegou finalmente em casa, correu para o quarto. Fechou a janela e apagou a luz. Deitou na cama e ficou ali todo encolhido. Cada vez que ouvia um barulho mais forte que um alfinete caindo no chão, sua careta de dor piorava. E cada vez que sua querida esposa abria a porta para ver se estava bem, berrava de dor como um animal ferido.
Agora não havia mais pulsação e não importava mais se havia barulho ou luz. Não havia variação na intensidade da dor, ela era absoluta e tinha, há muito, passado do limite do insuportável. Então fez a única coisa que ainda não tinha tentado. Ele fugiu. Saiu correndo do quarto, tomou a rua e fugiu.
Quem o viu, apesar de sua forma e aparência, nunca diria que aquilo era um humano, tamanha a selvageria. Escondeu-se da luz e do barulho, mas não conseguiu se esconder da dor. E a dor o consumiu por completo.

13 comentários:

  1. Gostei do texto. Estranho fim.

    ResponderExcluir
  2. tão intenso que pude sentir o sofrimento como se fosse meu!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. lembra-me um texto que eu escrevi!! vou postar no meu blog,vc já leu, mas é legal relembrá-lo, é desse estilo , intenso e com final imprevisível...
    depois vai lá dá uma olhadinha ;)

    ResponderExcluir
  4. Impressiona a intensidade da dor e da descrição. "Li" minha enxaqueca em seu texto!

    ResponderExcluir
  5. Também me vi na dor da personagem. A descrição é minuciosa e dá conta de detalhar como a dor toma conta da pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Real demais para um final sem sentido.

    ResponderExcluir
  7. Gregório, fui até tomar um analgésico !!!...rsrs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos comentários. Dor de cabeça é um tema muito fácil para mim escrever porque desde criança eu tenho. Quanto ao final "irreal" o objetivo era dizer algo sobre a dor que eu não poderia, nem queria dizer diretamente.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Esse final foi forte!Final "irreal" ,em?!De certa forma ,vc disse tudo, meu caro. Realmente se não conduzimos a dor , ela nos consome. Como diz o adágio popular :"A dor é inevitável,mas o sofrer é opcional."valeu! Gostei!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo adágio, um dia eu ainda uso. XD

    ResponderExcluir
  11. Bem , compartilhar é tudo . Tudo de Bom ! Vc pode usar sim o q eu comento , se assim o quiser . Será uma boa trocar de conhecimentos e escritos. Valeu !

    ResponderExcluir
  12. Nunca passei por esse tipo de dor, mas já convivi com quem passava, e vi, no seu texto, uma descrição muito bem feita, que vai aumentando em densidade conforme a dor vai aumentando. Gostei muito do final, convida o leitor a participar do seu imaginário. Paulo

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Paulo, você sabe, ou deveria saber, que o seu comentário é muito importante para mim.

    ResponderExcluir