segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Devaneio

Acordei desejando apenas voltar a dormir. Há algum tempo eu me sinto assim, querendo continuar sonhando para não encarar a realidade. Mas a realidade é mais necessária que o sonho. Seria mesmo? Eu começo a divagar. Cada vez que eu olho para a realidade mais o sonho me parece interessante. No sonho pode acontecer a maior desgraça possível, mas você sabe que é um sonho. Que logo você acorda e tudo vai ter passado.
Mas para onde você acorda? Para a realidade. O lugar onde a sua vontade produz resultados para os outros. Onde você pode mudar o mundo. A realidade não é facilmente trabalhada. Não pode ser mudada em um passo de mágica. O que é mudado não vai voltar ao que era, em um fechar de olhos. Mas os erros também permanecem para todos verem.
Nos sonhos, os erros não existem. Tudo é permitido. Tudo é certo. O mundo é um parque de diversões, com todos os melhores brinquedos. Andar de carrossel, soltar pipa, passar no vestibular, pegar a irmã do amigo, casar com a mulher perfeita, ganhar na loteria. E tudo sem esforço nenhum. Sem luta. Mas sem luta, de que vale o prêmio?
A luta diária é que faz a vida. Sem esforço, qualquer recompensa perde o significado. Você pode aproveitar a parte material dela, mas espiritualmente você está perdendo. Perdendo tanto por não lutar, quanto por não evoluir, em qualquer significado que você dê para essa palavra. Mas, nem toda luta você ganha. E das lutas perdidas você precisa se recuperar.
Os sonhos são feitos para se recuperar das derrotas sofridas. Para cada uma, há um sonho pronto, perfeito para a ocasião. Eles lhe ajudam a reviver os medos, sem traumas. Eles lhe levam aos lugares que você nunca poderá ir, sem custos. Eles lhe trazem o amor de sua vida em uma noite, sem erros. Mas nem sempre o que você precisa é o que você quer. E ai, surgem os pesadelos.
Por pior que seja a verdade, você pode sempre modificá-la. Pode trabalhar para mudar. E se você fizer direito, resultados aparecem. Mesmo que não sejam visíveis. Toda pedra que é colocada na sua frente, é porque você pode retirar. E se suas forças não forem suficientes, sempre há alguém para levantá-la com você. Mas o sonho é um caminho sem pedras... Mas as pedras é que fazem o caminho valer a pena... Mas precisa-se descansar em uma caminhada... Mas precisa-se seguir em frente depois...
E eu me levanto sem convicção. A realidade e o sonho ainda se digladiando em minha mente. E o dia começa.

6 comentários:

  1. Os obstáculos existem para abrir nossos olhos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito, muito bom. (:

    ResponderExcluir
  3. Mt bom! Afinal, há tanto de realidade qd sonhamos e muito de sonho no que realizamos!!

    ResponderExcluir
  4. O que é sonho? O que é realidade? Excelente texto, rapaz!

    ResponderExcluir
  5. No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha um caminho no meio da pedra. Tinha um sonho no meio da realidade e alguns queriam dormir mais para decidir mais sobre o viver.

    Gostei muito do texto! :)

    ResponderExcluir